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Tipos de Pesquisa para um trabalho academico - Mozartive.

Tipos de Pesquisa para um trabalho academico

I.Quanto aos objectivos

II.Quanto aos procedimentos técnicos

 

I.Quanto aos objectivos (GIL, 2008)


1. Pesquisa Exploratória: 

Proporcionar maior familiaridade com o problema (explicitá-lo). Pode envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas experientes no problema pesquisado. Geralmente, assume a forma de pesquisa biblio bibliográfica e estudo de caso.

Tipos de Pesquisa para um trabalho academico - Mozartive.



2. Pesquisa Descritiva: 

Descrever as características de determinadas populações ou fenómenos. Uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de colecta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Ex: pesquisa referente à idade, sexo, procedência, eleição etc.

3. Pesquisa Explicativa: 

Identificar os factores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenómenos. É o tipo que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso, é o tipo mais complexo e delicado.


II.Quanto aos procedimentos técnicos (GIL, 2008)


1. Pesquisa Bibliográfica: 

É desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Não recomenda-se trabalhos oriundos da internet.



2. Pesquisa Documental: 

É muito parecida com a bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes, pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objectos da pesquisa.


Além de analisar os documentos de “primeira mão” (documentos de arquivos, igrejas, sindicatos, instituições etc.), existem também aqueles que já foram processados, mas podem receber outras interpretações, como relatórios de empresas, tabelas etc.

3. Pesquisa Experimental: 

Quando se determina um objecto de estudo, selecciona-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objecto.

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Explicação:

- Oline;

- Presencial;

- Domiciliar e

- Alfabelização.

Disciplinas:

-Biologia;

-Educação Visual;

-Fisica;

-Filosofia;

-Matematica;

-Quimica;

-Educação Visual.

Contactos:

Site: www.faroacademy.blogspot.com

+258 846187658

De 1 a 12 classe.

Localização:

-Tchumene-II/Maputo/Matola/Moçambique.

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4. Levantamento: 

É a interrogação directa das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados colectados. Quanto o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo.


5. Estudo de Campo: 

Procura o aprofundamento de uma realidade específica. É basicamente realizada por meio da observação directa das actividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar as explicações e interpretações do ocorrem naquela realidade.

6. Estudo de Caso: 

Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objectos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.

7. Pesquisa-Ação: 

Um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma acção ou com a resolução de um problema colectivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 1986, p.14).

 

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro

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