Realizar provas de avaliação
Realizar provas de avaliação
A leitura do enunciado é extremamente
importante. Primeiro o estudante deve ler
todo o enunciado e
respectivas instruções, assumindo uma atitude atenta e
confiante. Ao obter
uma visão global da prova, ser-lhe-á mais fácil distribuir o tempo e organizar as
respostas.
As perguntas devem
ser lidas com atenção. Muitas vezes o insucesso num teste
deve-se ao facto de
o aluno não responder exactamente àquilo que lhe é pedido.
Assim, é necessário
que o aluno saiba exactamente o que significam expressões
como: analisar,
averiguar, comparar, avaliar, definir, estabelecer, explicar,
interpretar,
justificar, descrever, enumerar, resumir, ilustrar, caracterizar, entre
outras.
Para dar uma boa
resposta, o aluno deve identificar com clareza aquilo que lhe é
solicitado e
responder sem fugir ao tema. Uma boa prova não é necessariamente
uma prova grande.
Na avaliação é geralmente valorizado o essencial, não o
acessório ou os
pormenores.
A distribuição do
tempo é também crucial. Cada um deve aprender a gerir o tempo de acordo com o seu
ritmo de trabalho e as dificuldades da prova. Tal só se consegue treinando
e melhorando o auto-conhecimento do ritmo de realização
individual.
Finalmente, o aluno
deve reservar algum tempo para reler a prova, de modo a
corrigir eventuais
erros, verificar se respondeu a todas as questões.
Regras mais importantes a ter em conta durante um teste:
- Ler o teste ou prova atenta e integralmente;
- Seguir correctamente todas as instruções do teste;
- Planificar bem o tempo disponível;
- Decidir a ordem pela qual vai responder às perguntas;
- Responder com lógica e precisão às perguntas;
- Responder com clareza e com uma letra legível;
- Procurar não deixar respostas em branco;
- Reler as respostas para verificar a existência de possíveis erros;
- Rever a pontuação;
- Aprender com a correcção dos erros'
Para obter um bom
desempenho nas provas de avaliação além dos aspectos já
referidos importa
salientar os seguintes:
- Estudar de forma planeada, não deixando o estudo para a véspera;
- Proceder a uma cuidadosa revisão da matéria;
- Treinar respostas, resolver testes anteriores;
- Encarar a avaliação com confiança;
- Reflectir antes de responder, procurando captar o sentido exacto da pergunta;
- Responder de forma clara e segura;
- Evitar falar daquilo que não se domina bem;
- Não dar opiniões pessoais caso não tenham sido pedidas;
- Assumir as responsabilidades perante uma nota negativa;
- Aproveitar o aviso,
caso as notas estejam baixas, para modificar os métodos de trabalho.
Autor: Desconhecido
Edição: Faruk
Muando
Imagem: Photofaro