A preparação para as provas de avaliação
A preparação para as provas de avaliação
Habitualmente podemos distinguir dois tipos principais de atitude no que respeita à preparação para os testes e outras formas de avaliação: o aluno que planeia e o aluno que não organiza o estudo ao longo do tempo. O aluno que não faz uma adequada planificação do seu estudo é habitualmente aquele se prepara apenas na véspera das provas. O estudo “à última hora” apesar de resultar em algumas situações, não é de todo aconselhável uma vez que a informação apenas fica registada na memória a curto prazo, e por pouco tempo. Impede o seu utilizador de desenvolver as suas capacidades de relacionar, compreender e aplicar conceitos e conhecimentos de forma inteligente. Diversas disciplinas, entre as quais Matemática, Português, Ciências da Terra e da Vida, Ciências Físico-Químicas, Inglês, Francês, não se compadecem com uma atitude deste tipo.
Nesta situação,
além do mais, a ansiedade e a fadiga aumentam impedindo o aluno de estar tão
predisposto para aprender quanto deveria.
Outra tendência
habitual de quem concentra o estudo na véspera dos testes ou
provas de avaliação
é a de fazer um esforço intenso sem cumprir pausas de
descanso - estudar
até tarde ou no próprio dia, levantar-se de madrugada.
Na verdade, no dia
anterior à prova, deve descansar-se mais, pois o sono regular é indispensável à
concentração e à capacidade de raciocinar com clareza. Um aluno cansado, tem
tendência a precipitar-se, a dar respostas imediatas sem uma leitura adequada das
questões, encontra-se mais irritável e menos lúcido.
1.A preparação para
os testes:
É do senso comum,
que a melhor forma de o aluno se preparar, é estudar de forma organizada e
programada ao longo do tempo, esclarecendo as dúvidas, recorrendo a fontes de ajuda e
de informação variadas, realizando esquemas, fazendo revisões periódicas.
Para a véspera da prova deve ser deixada apenas uma revisão final. Até porque é frequente a concentração de avaliações na mesma semana. Quem estudou ao longo do tempo, pode agora permitir-se fazer uma leitura cuidadosa dos sublinhados dos livros, das notas pessoais e dos apontamentos, esquemas e resumos que anteriormente realizou. Essa leitura será suficiente para reavivar os elementos principais.
O intervalo que
decorre entre a revisão final e a prova deve ser o menor possível, de modo a minimizar as
interferências, evitando o esquecimento.
Outro conselho útil
pode ser rever a matéria antes de dormir, uma vez que durante o sono as interferências
na memória serão menores. Isto, caso a prova ocorra de manhã; caso ocorra
durante a tarde ou à noite, é aconselhável rever novamente a matéria no dia
seguinte.
Factores essenciais a ter em conta na preparação para os testes:
- Estudar com antecedência;
- Identificar os pontos importantes da matéria;
- Utilizar estratégias aprendidas (sublinhar, resumir, parafrasear,etc.);
- Ler os resumos elaborados;
- Elaborar listas de
perguntas sobre a matéria, incluindo exemplos práticos,
factos, datas,etc;
- Anotar as dúvidas voltando a rever a matéria;
- Clarificar as dúvidas com o professor ou outros;
- Resolver testes ou exames antigos;
- Responder a questões sobre a matéria;
- Resolver problemas
e efectuar exercícios de aplicação variados evoluindo no
grau de dificuldade.
Autor: Desconhecido
Edição: Faruk
Muando
Imagem: Photofaro