Ads

A preparação para as provas de avaliação

A preparação para as provas de avaliação

Habitualmente podemos distinguir dois tipos principais de atitude no que respeita à preparação para os testes e outras formas de avaliação: o aluno que planeia e o aluno que não organiza o estudo ao longo do tempo. O aluno que não faz uma adequada planificação do seu estudo é habitualmente aquele se prepara apenas na véspera das provas. O estudo “à última hora” apesar de resultar em algumas situações, não é de todo aconselhável uma vez que a informação apenas fica registada na memória a curto prazo, e por pouco tempo. Impede o seu utilizador de desenvolver as suas capacidades de relacionar, compreender e aplicar conceitos e conhecimentos de forma inteligente. Diversas disciplinas, entre as quais Matemática, Português, Ciências da Terra e da Vida, Ciências Físico-Químicas, Inglês, Francês, não se compadecem com uma atitude deste tipo.

A preparação para as provas de avaliação


Nesta situação, além do mais, a ansiedade e a fadiga aumentam impedindo o aluno de estar tão predisposto para aprender quanto deveria.
Outra tendência habitual de quem concentra o estudo na véspera dos testes ou
provas de avaliação é a de fazer um esforço intenso sem cumprir pausas de
descanso - estudar até tarde ou no próprio dia, levantar-se de madrugada.
Na verdade, no dia anterior à prova, deve descansar-se mais, pois o sono regular é indispensável à concentração e à capacidade de raciocinar com clareza. Um aluno cansado, tem tendência a precipitar-se, a dar respostas imediatas sem uma leitura adequada das questões, encontra-se mais irritável e menos lúcido.


1.A preparação para os testes:


É do senso comum, que a melhor forma de o aluno se preparar, é estudar de forma organizada e programada ao longo do tempo, esclarecendo as dúvidas, recorrendo a fontes de ajuda e de informação variadas, realizando esquemas, fazendo revisões periódicas.

Para a véspera da prova deve ser deixada apenas uma revisão final. Até porque é frequente a concentração de avaliações na mesma semana. Quem estudou ao longo do tempo, pode agora permitir-se fazer uma leitura cuidadosa dos sublinhados dos livros, das notas pessoais e dos apontamentos, esquemas e resumos que anteriormente realizou. Essa leitura será suficiente para reavivar os elementos principais.

O intervalo que decorre entre a revisão final e a prova deve ser o menor possível, de modo a minimizar as interferências, evitando o esquecimento.
Outro conselho útil pode ser rever a matéria antes de dormir, uma vez que durante o sono as interferências na memória serão menores. Isto, caso a prova ocorra de manhã; caso ocorra durante a tarde ou à noite, é aconselhável rever novamente a matéria no dia seguinte.

Factores essenciais a ter em conta na preparação para os testes:

- Estudar com antecedência;

- Identificar os pontos importantes da matéria;

- Utilizar estratégias aprendidas (sublinhar, resumir, parafrasear,etc.);

- Ler os resumos elaborados;

- Elaborar listas de perguntas sobre a matéria, incluindo exemplos práticos,
factos, datas,etc;

- Anotar as dúvidas voltando a rever a matéria;

- Clarificar as dúvidas com o professor ou outros;

- Resolver testes ou exames antigos;

- Responder a questões sobre a matéria;

- Resolver problemas e efectuar exercícios de aplicação variados evoluindo no
grau de dificuldade.


Autor:  Desconhecido

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro

Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.