A Elaboração de um Trabalho
A Elaboração de um Trabalho
Fazer trabalhos escritos é um bom
método para treinar as capacidades de
compreensão e
expressão. Há 3 fases na elaboração de um trabalho escrito:
1.Escolha do tema:
A escolha do tema
do trabalho deverá ser feita com cuidado. Se o tema for proposto pelo professor, o
aluno deverá esclarecer bem junto daquele os objectivos pretendidos. Se a
escolha for livre, o aluno deverá ter em conta:
- A sua capacidade
individual, para não se propor tarefas superiores às suas
forças;
- As fontes de consulta, assegurando-se de que estas existem e são acessíveis;
- O tempo disponível,
para poder delimitar as fronteiras da investigação.
2.Recolha de
informações:
As fontes de
informação são diversas e poderão ser encontradas na biblioteca da
escola ou em
bibliotecas públicas. Os tipos essenciais de fontes são:
- Os dicionários – esclarecem o sentido das palavras;
- As enciclopédias – dão uma visão geral dos assuntos;
- Os livros especializados – desenvolvem os temas;
- Documentos em vídeo;
- Páginas da Internet;
- CD-ROM;
- Entrevistas com pessoas ou entidades.
Para encontrar livros
numa biblioteca o estudante deverá consultar, se necessário
com ajuda do
responsável, os respectivos ficheiros, que estão organizados por
assuntos, por
títulos ou por autores.
Não convém que o
estudante se baseie numa única fonte: as fontes deverão ser
variadas e
merecedoras de crédito. É aconselhável
começar o trabalho pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema
(manual, enciclopédia).
Para registar as
informações recolhidas recomenda-se a utilização de fichas ou
folhas soltas, de
tamanho uniformizado. Não devem misturar-se ideias ou factos
diversos numa mesma
folha, para que o material seja depois mais fácil de consultar e manusear.
As informações
podem ser registadas como transcrições literais (neste caso, entre
aspas e com
indicação do autor, título da obra e página) ou como resumo pessoal.
2.1.O Plano:
Depois da recolha
das informações, o aluno deve elaborar um plano ou esquema
orientador, que
deverá ser mostrado ao professor.
O plano oferece uma
ajuda preciosa para a fase da escrita e, eventualmente, para
uma intervenção
oral a realizar sobre o tema.
Para elaborar um
plano há duas operações necessárias:
2.2.A filtragem:
É a selecção do
material recolhido, em função dos objectivos que se pretende
atingir. O
estudante deve eliminar as informações supérfluas, duvidosas ou
confusas, sem cair
no erro de querer “dizer tudo”.
2.3.A ordenação:
É a arrumação das
informações segundo uma ordem lógica. As informações devem ser organizadas
numa sequência lógica e bem articulada. Para realizar este trabalho, o
estudante pode começar por escrever, numa folha, um índice
esquemático, uma
lista de ideias-chave, precedidas de números ou letras. Com base nesta lista, é mais
fácil redigir de forma clara, sem perder o “fio condutor” das ideias.
2.4.A redacção:
Um bom plano
facilita a redacção mas esta é sempre um processo que passa por
várias tentativas e
exige esforço e persistência. As questões a ter em conta são:
2.4.1.As partes do texto:
O trabalho deve ser
dividido em 3 partes:
A introdução – serve para
mostrar, brevemente, o interesse do tema e a forma
como vai ser
desenvolvido. Apresenta o problema e marca os limites do trabalho.
O desenvolvimento – “corpo do
trabalho”, onde o tema é explicado, desenvolvido,
ponto por ponto, ao
longo de diversos capítulos, com títulos e subtítulos. Cada
capítulo deve ter
uma extensão adequada à importância do assunto abordado.
A conclusão – Resume o
essencial do que se disse ao longo do trabalho, podendo
também servir para
tomar posição e indicar pistas de investigação futuras.
2.4.2.Bibliografia:
No final do
trabalho, deve-se apresentar sempre uma lista bibliográfica. Ela deve ser organizada por
ordem alfabética e deve integrar as obras consultadas. Pode ainda recomendar outras
obras com interesse para o tema estudado.
Na bibliografia
devem mencionar-se os seguintes elementos, separados por vírgulas:
- Apelido e nome do autor (ou autores, ou organizador se a obra for colectiva);
- Título e subtítulo (sublinhados);
- Nº da edição utilizada;
- Local de edição (se não constar, escreve-se s.l. – sem local);
- Editor;
- Data de edição (se
não constar, escreve-se s.d. – sem data).
3.Apresentação do
Trabalho:
É muito importante
cuidar da apresentação exterior do trabalho, que deve ser
agradável e limpa,
manifestando o respeito do estudante por si próprio e pelo
destinatário do
trabalho.
Para uma
apresentação cuidada, o estudante deve:
- Usar folhas
brancas, de formato comum;
- Escrever apenas de um lado das folhas;
- Reservar a 1ª
página para a identificação pessoal, título do trabalho, nome da
disciplina, escola
e data;
- Fazer um índice, na 2ª página;
- Salientar convenientemente os títulos e subtítulos;
- Sublinhar palavras e expressões mais importantes;
- Abrir espaços entre os parágrafos;
- Deixar margens que permitam anotações e a encadernação do trabalho;
- Escrever em
computador ou, quando tal não for possível, fazer caligrafia
legível;
- Não entregar folhas riscadas ou emendadas;
- Numerar as páginas;
- Sempre que possível, colocar capa no trabalho;
- O trabalho pode
ainda ser enriquecido com desenhos, fotos, esquemas,
mapas, etc.
Autor: Desconhecido
Edição:
Faruk Muando
Imagem: Photofaro