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A Elaboração de um Trabalho

A Elaboração de um Trabalho

Fazer trabalhos escritos é um bom método para treinar as capacidades de
compreensão e expressão. Há 3 fases na elaboração de um trabalho escrito:

A Elaboração de um Trabalho



1.Escolha do tema:

A escolha do tema do trabalho deverá ser feita com cuidado. Se o tema for proposto pelo professor, o aluno deverá esclarecer bem junto daquele os objectivos pretendidos. Se a escolha for livre, o aluno deverá ter em conta:
A sua capacidade individual, para não se propor tarefas superiores às suas
forças;

As fontes de consulta, assegurando-se de que estas existem e são acessíveis;

O tempo disponível, para poder delimitar as fronteiras da investigação.


2.Recolha de informações:

As fontes de informação são diversas e poderão ser encontradas na biblioteca da
escola ou em bibliotecas públicas. Os tipos essenciais de fontes são:

Os dicionários – esclarecem o sentido das palavras;

As enciclopédias – dão uma visão geral dos assuntos;

Os livros especializados – desenvolvem os temas;

Documentos em vídeo;

Páginas da Internet;

CD-ROM;

Entrevistas com pessoas ou entidades.

Para encontrar livros numa biblioteca o estudante deverá consultar, se necessário
com ajuda do responsável, os respectivos ficheiros, que estão organizados por
assuntos, por títulos ou por autores.

Não convém que o estudante se baseie numa única fonte: as fontes deverão ser
variadas e merecedoras de crédito. É aconselhável começar o trabalho pela consulta de uma obra de informação geral sobre o tema (manual, enciclopédia).

Para registar as informações recolhidas recomenda-se a utilização de fichas ou
folhas soltas, de tamanho uniformizado. Não devem misturar-se ideias ou factos
diversos numa mesma folha, para que o material seja depois mais fácil de consultar e manusear.

As informações podem ser registadas como transcrições literais (neste caso, entre
aspas e com indicação do autor, título da obra e página) ou como resumo pessoal.


2.1.O Plano:

Depois da recolha das informações, o aluno deve elaborar um plano ou esquema
orientador, que deverá ser mostrado ao professor.
O plano oferece uma ajuda preciosa para a fase da escrita e, eventualmente, para
uma intervenção oral a realizar sobre o tema.
Para elaborar um plano há duas operações necessárias:


2.2.A filtragem:

É a selecção do material recolhido, em função dos objectivos que se pretende
atingir. O estudante deve eliminar as informações supérfluas, duvidosas ou
confusas, sem cair no erro de querer “dizer tudo”.


2.3.A ordenação:

É a arrumação das informações segundo uma ordem lógica. As informações devem ser organizadas numa sequência lógica e bem articulada. Para realizar este trabalho, o estudante pode começar por escrever, numa folha, um índice
esquemático, uma lista de ideias-chave, precedidas de números ou letras. Com base nesta lista, é mais fácil redigir de forma clara, sem perder o “fio condutor” das ideias.


2.4.A redacção:

Um bom plano facilita a redacção mas esta é sempre um processo que passa por
várias tentativas e exige esforço e persistência. As questões a ter em conta são:


2.4.1.As partes do texto:

O trabalho deve ser dividido em 3 partes:
A introdução – serve para mostrar, brevemente, o interesse do tema e a forma
como vai ser desenvolvido. Apresenta o problema e marca os limites do trabalho.
O desenvolvimento – “corpo do trabalho”, onde o tema é explicado, desenvolvido,
ponto por ponto, ao longo de diversos capítulos, com títulos e subtítulos. Cada
capítulo deve ter uma extensão adequada à importância do assunto abordado.
A conclusão – Resume o essencial do que se disse ao longo do trabalho, podendo
também servir para tomar posição e indicar pistas de investigação futuras.


2.4.2.Bibliografia:

No final do trabalho, deve-se apresentar sempre uma lista bibliográfica. Ela deve ser organizada por ordem alfabética e deve integrar as obras consultadas. Pode ainda recomendar outras obras com interesse para o tema estudado.
Na bibliografia devem mencionar-se os seguintes elementos, separados por vírgulas:

- Apelido e nome do autor (ou autores, ou organizador se a obra for colectiva);

- Título e subtítulo (sublinhados);

- Nº da edição utilizada;

- Local de edição (se não constar, escreve-se s.l. – sem local);

- Editor;

- Data de edição (se não constar, escreve-se s.d. – sem data).


3.Apresentação do Trabalho:


É muito importante cuidar da apresentação exterior do trabalho, que deve ser
agradável e limpa, manifestando o respeito do estudante por si próprio e pelo
destinatário do trabalho.
Para uma apresentação cuidada, o estudante deve:


Usar folhas brancas, de formato comum;

Escrever apenas de um lado das folhas;

Reservar a 1ª página para a identificação pessoal, título do trabalho, nome da
disciplina, escola e data;

Fazer um índice, na 2ª página;

Salientar convenientemente os títulos e subtítulos;

Sublinhar palavras e expressões mais importantes;

Abrir espaços entre os parágrafos;

Deixar margens que permitam anotações e a encadernação do trabalho;

Escrever em computador ou, quando tal não for possível, fazer caligrafia
legível;

Não entregar folhas riscadas ou emendadas;

Numerar as páginas;

Sempre que possível, colocar capa no trabalho;

O trabalho pode ainda ser enriquecido com desenhos, fotos, esquemas,
mapas, etc.


Autor:  Desconhecido

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro

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