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Atitude na sala de aula

Atitude na sala de aula

Atitude na sala de aula



1.O material de trabalho:

É muito importante levar sempre para as aulas o material necessário. Se o não fizer, mostra pouco brio e, certamente, não consegue trabalhar bem, nem deixa trabalhar os colegas. Se tiver o material necessário, pelo contrário, poderá seguir as explicações do professor tirando apontamentos, ou sublinhando o manual.


2.Os assuntos da lição:

Se tiver conhecimento do assunto que irá ser tratado na próxima lição, o aluno terá toda a vantagem em preparar-se com antecedência.
Com este tipo de preparação prévia da aula, o aluno consegue:

Captar de forma mais rápida e profunda a matéria dada;

Participar de forma mais eficiente na aula, dando contributos ou colocando
dúvidas;

Registar apontamentos com maior facilidade.

O tempo gasto neste tipo de actividade (cerca de 15 minutos serão suficientes), é
bem compensado pelas vantagens conseguidas.


3.Saber escutar:

3.1.Atenção

A atenção é um factor essencial. Prestar atenção implica evitar brincadeiras,
conversas ou ocupações despropositadas (realizar trabalhos de outra disciplina, por exemplo).
Os alunos atentos concentram-se nas aulas, contribuindo para a motivação dos
professores, captando o essencial das matérias, tirando bons apontamentos e
poupando horas de trabalho posterior.
Para melhorar a atenção é importante escolher, sempre que possível, um lugar à
frente e próximo do professor.


4.A descoberta do essencial:

Quando existe um manual adoptado, é mais fácil descobrir o essencial das matérias, que aparecem organizadas no manual. Mas quando não existe manual, é muito mais importante tirar bons apontamentos, conhecer o método do professor, interpretar bem as palavras e ouvir até ao fim o que é dito na aula.
É muito importante a interpretação das palavras usadas pelo professor.

Quando alguma palavra ou expressão suscitar dúvidas, o aluno deverá solicitar o esclarecimento do seu exacto sentido. O aluno deve também escutar até ao fim as explicações do professor, mesmo que a matéria não lhe agrade ou não concorde com o que está a ser dito.

5.O espírito crítico:

O aluno deve reflectir e avaliar aquilo que escuta. Isto significa que as coisas não
devem ser aceites nem rejeitadas sem reflexão.
A reflexão crítica é um processo activo de aprendizagem e uma condição
indispensável para uma boa participação nas aulas.
O que é desejável é que os alunos não se limitem a assistir e a escutar, mas
participem activamente nas aulas. Os alunos participativos aprendem mais e
estimulam os professores. O alunos podem participar fazendo perguntas e intervindo nos debates.

6.Participação:

6.1.Fazer perguntas


Fazer perguntas é um bom processo de participação nas aulas. Mas elas devem ser interessadas, concretas e oportunas.


7.Intervir nos debates:

Intervir nos debates facilita a assimilação da matéria, já que a memória guarda
melhor aquilo de que se fala do que aquilo que apenas se escuta ou lê. Serve
também de treino para a comunicação com os outros e dá autoconfiança.


8.Tirar apontamentos:


O normal é fixarmos cerca de 20% do que apenas ouvimos. A única técnica que
permite não perder o que se escuta é escrever apontamentos. É muito importante
possuir nas aulas um caderno onde estes apontamentos possam ser registados. O
bom aluno tem orgulho nos seus apontamentos e conhece as vantagens dos
apontamentos bem organizados, sobretudo na altura das avaliações.


9:Seleccionar:


É fundamental saber seleccionar o que é mais importante. Tirar mais ou menos
notas depende da matéria, do método do professor e da existência ou não de um
manual.
Se existe um manual que contém o essencial da matéria, bastará anotar aquilo que completa ou clarifica o que está escrito. Para tal podem fazer-se anotações no
próprio manual (isto implica, evidentemente, saber antecipadamente o que lá está 
escrito). Se não existir um manual, torna-se importante escrever o mais possível, centrando a atenção nas ideias, e não nas palavras do professor.
Existindo ou não um manual, o aluno não deve deixar nunca de anotar:


Esquemas (quadros, gráficos, desenhos que resumem o essencial);

Definições, fórmulas, sínteses e comentários feitos pelo professor (estes
elementos dão pistas sobre os elementos mais valorizados nos testes , por
exemplo);

Indicações bibliográficas.



Autor:  Desconhecido

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro

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