Atitude na sala de aula
Atitude na sala de aula
1.O material de trabalho:
É muito importante levar sempre para
as aulas o material necessário. Se o não fizer, mostra pouco brio
e, certamente, não consegue trabalhar bem, nem deixa trabalhar os colegas. Se
tiver o material necessário, pelo contrário, poderá seguir as explicações do
professor tirando apontamentos, ou sublinhando o manual.
2.Os assuntos da
lição:
Se tiver
conhecimento do assunto que irá ser tratado na próxima lição, o aluno terá toda a vantagem em
preparar-se com antecedência.
Com este tipo de
preparação prévia da aula, o aluno consegue:
- Captar de forma mais rápida e profunda a matéria dada;
- Participar de forma
mais eficiente na aula, dando contributos ou colocando
dúvidas;
- Registar apontamentos com maior facilidade.
O tempo gasto neste
tipo de actividade (cerca de 15 minutos serão suficientes), é
bem compensado
pelas vantagens conseguidas.
3.Saber escutar:
3.1.Atenção
A atenção é um
factor essencial. Prestar atenção implica evitar brincadeiras,
conversas ou
ocupações despropositadas (realizar trabalhos de outra disciplina, por exemplo).
Os alunos atentos
concentram-se nas aulas, contribuindo para a motivação dos
professores,
captando o essencial das matérias, tirando bons apontamentos e
poupando horas de
trabalho posterior.
Para melhorar a
atenção é importante escolher, sempre que possível, um lugar à
frente e próximo do
professor.
4.A descoberta do
essencial:
Quando existe um
manual adoptado, é mais fácil descobrir o essencial das matérias, que aparecem
organizadas no manual. Mas quando não existe manual, é muito mais importante tirar
bons apontamentos, conhecer o método do professor, interpretar bem as palavras e
ouvir até ao fim o que é dito na aula.
É muito importante
a interpretação das palavras usadas pelo professor.
Quando alguma palavra ou expressão suscitar dúvidas, o aluno deverá solicitar o esclarecimento do seu exacto sentido. O aluno deve também escutar até ao fim as explicações do professor, mesmo que a matéria não lhe agrade ou não concorde com o que está a ser dito.
5.O espírito crítico:
O aluno deve
reflectir e avaliar aquilo que escuta. Isto significa que as coisas não
devem ser aceites
nem rejeitadas sem reflexão.
A reflexão crítica
é um processo activo de aprendizagem e uma condição
indispensável para
uma boa participação nas aulas.
O que é desejável é
que os alunos não se limitem a assistir e a escutar, mas
participem
activamente nas aulas. Os alunos participativos aprendem mais e
estimulam os
professores. O alunos podem participar fazendo perguntas e intervindo nos debates.
6.Participação:
6.1.Fazer perguntas
Fazer perguntas é
um bom processo de participação nas aulas. Mas elas devem ser interessadas,
concretas e oportunas.
7.Intervir nos
debates:
Intervir nos
debates facilita a assimilação da matéria, já que a memória guarda
melhor aquilo de
que se fala do que aquilo que apenas se escuta ou lê. Serve
também de treino
para a comunicação com os outros e dá autoconfiança.
8.Tirar apontamentos:
O normal é fixarmos
cerca de 20% do que apenas ouvimos. A única técnica que
permite não perder
o que se escuta é escrever apontamentos. É muito importante
possuir nas aulas
um caderno onde estes apontamentos possam ser registados. O
bom aluno tem
orgulho nos seus apontamentos e conhece as vantagens dos
apontamentos bem
organizados, sobretudo na altura das avaliações.
9:Seleccionar:
É fundamental saber
seleccionar o que é mais importante. Tirar mais ou menos
notas depende da
matéria, do método do professor e da existência ou não de um
manual.
Se existe um manual
que contém o essencial da matéria, bastará anotar aquilo que completa ou
clarifica o que está escrito. Para tal podem fazer-se anotações no
próprio manual
(isto implica, evidentemente, saber antecipadamente o que lá está escrito). Se não
existir um manual, torna-se importante escrever o mais possível, centrando a atenção
nas ideias, e não nas palavras do professor.
Existindo ou não um
manual, o aluno não deve deixar nunca de anotar:
- Esquemas (quadros,
gráficos, desenhos que resumem o essencial);
- Definições,
fórmulas, sínteses e comentários feitos pelo professor (estes
elementos dão
pistas sobre os elementos mais valorizados nos testes , por
exemplo);
- Indicações
bibliográficas.
Autor: Desconhecido
Edição: Faruk
Muando
Imagem: Photofaro