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Método de Aprendizagem

 

Método de Aprendizagem

Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são hoje explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem. Além disso, muitos jovens manifestam atitudes negativas face ao estudo, uma enorme desmotivação para as actividades escolares, dedicando-lhes muito pouco tempo.
Por isso pensámos desenvolver, no nosso projecto, um conjunto de iniciativas, dirigidas a alunos, professores e encarregados de educação, no sentido de ajudar os jovens a desenvolver um conjunto de competências fundamentais para uma melhor aprendizagem.

Método de Aprendizagem



Uma dessas iniciativas foi a dinamização da actividade Apoio Escolar que tem como objectivo principal ajudar os alunos que a frequentam a adquirir hábitos e métodos de estudo adequados.
O texto seguinte pretende, de uma forma simples, dar aos alunos e encarregados de educação algumas pistas que os possam ajudar a organizar as actividades escolares.

O segredo do sucesso está na motivação. Esta deverá ser forte, mas não excessiva (o que pode conduzir à ansiedade e ao medo do fracasso, que prejudicam o rendimento).
Sem motivação aprende-se pouco e esquece-se depressa. Um estudante motivado concentra-se no trabalho, não se dispersa nem interrompe o estudo. Além disso, tudo o que é significativo e interessante para o sujeito permanece mais tempo na memória e pode ser recordado com facilidade.


a)Os reforços do interesse:


Se a motivação é fraca os jovens precisam de reforços, que podem surgir da
iniciativa de pais e professores, ou do próprio estudante.


b)Castigos e prémios dos educadores:


É mais importante estar atento aos esforços do aluno do que às suas classificações.
Alguns pais dão aos filhos um prémio em dinheiro, proporcional às classificações
alcançadas. Mas este processo pode transformar o estudo num negócio.
Por outro lado, é por vezes necessário aplicar castigos, mas é preferível sublinhar o
encorajamento sempre que o aluno obtém um resultado positivo, já que são os
prémios, e não os castigos, que podem criar o gosto pela aprendizagem.


Estímulos criados pelo estudante:

 
O ideal é que o estudante seja capaz de oferecer a si mesmo reforços positivos.
Quando obtém uma boa classificação ou termina uma tarefa difícil, pode oferecer a si mesmo algo que lhe agrade (e seja proporcional ao esforço realizado), como uma ida ao cinema ou saída com os amigos.
Mas os prémios não precisam de ser materiais. O aluno pode considerar estímulo
suficiente a satisfação pessoal por aprender coisas novas, ou agradar aos pais, por exemplo.


1.Pensar no futuro:


É bom que os jovens adquiram o hábito de pensar no futuro, encarando assim o
estudo como forma de realização pessoal e profissional. Assim, o jovem não
estudará apenas em função dos prémios ou castigos imediatos, mas terá
consciência de estar a construir o seu próprio futuro.


2.Autoconfiança:


A autoconfiança é uma atitude psicológica saudável (não deve confundir-se com
arrogância ou excesso de confiança) que aumenta o interesse pelo estudo e diminui as angústias próprias dos momentos difíceis. A autoconfiança permite ao jovem uma reacção positiva perante uma dificuldade ou pequeno fracasso.
Os estudantes sem autoconfiança valorizam excessivamente as suas limitações e
duvidam de si mesmos; por isso desistem ou deixam correr as coisas, à espera que outros lhes resolvam os problemas.
O medo do fracasso tem origem, muitas vezes, na falta de estímulos positivos e no abuso de castigos por parte dos educadores. Repreensões permanentes criam
ansiedade e matam a autoconfiança.


3.A construção da confiança:


A autoconfiança pode construir-se, passo a passo, com pequenos êxitos, baseados no esforço diário. Para esta construção são essencial o saber e a consciência do dever cumprido. Dois exercícios mentais são importantes para a construção da autoconfiança: lembrar resultados positivos e acreditar no sucesso (quem já venceu, pode voltar a vencer).


4.Seguir o curso adequado:


É muito importante que o jovem escolha o curso certo, de acordo com as suas
aptidões, capacidades e interesses. Para uma escolha adequada é importante o
conselho de um técnico (orientador vocacional ou psicólogo).
Acrescente-se que nem todos podem alcançar licenciaturas. Por vezes, existem
alternativas, aparentemente menos atractivas, que podem permitir a plena realização pessoal e profissional.


5.Persistência:


O essencial para alcançar o sucesso é o empenho do jovem, e não apenas a ajuda
dos pais ou professores.

Se o curso foi bem escolhido e os métodos de trabalho são correctos, é necessário
persistir, não cedendo às primeiras dificuldades.


Autor: Desconhecido

Edição: Faruk Muando

Imagem: Photofaro

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