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Criticismo Kantiano décima primeira aula de filosofia 11ª classe.

Criticismo Kantiano

Criticismo Kantiano décima primeira aula de filosofia 11ª classe.

1.Criticismo Kantiano:

O criticismo resulta da distensão entre a realidade tal como ela é (numero) e a realidade de tal como nos aparece o fenómeno.

De acordo com a reflexão de Kant o intelecto humano não esta estruturado de forma a captar as propriedades do número, o mundo das coisas em si.

Para Kant o ser humano pode conhecer as coisas do mundo material e já mais conhecer os do mundo das realidades espirituais.

2.Prognatismo:

É um método filosófico frequentemente considerado como uma teoria da verdade.

Pragmatismo surge no inicio do sec: xx nos EUA com Wilhian James, Charles Pierce e John Dewey os pais privilegiavam a demissão pratica do homem.

Considera-se pragmático:

“Aquele que adquire conhecimento pratico e que se propõem obter resultados úteis e proveitosos”.

3.Origem do Conhecimento:

Na origem do conhecimento surgiram(4) teorias fundamentais:

Empirismo, Racionalismo, Intelectualismo ou Apriorismo e Construtivismo.

3.1.Empirismo:

É uma corrente filosófica que surge na Inglaterra no sec: xvii pelos filósofos: John Locke e David Hume.

 Que defende que: “todo conhecimento provem da experiencia isto e, posterior (depois) que e através da sensação e reflexão”. Para este filósofos conhece-se aquilo-se tem experiencia.

Segundo John Locke “ a mente humana e uma tábua ranza ou um papel em branco onde nada esta escrito e que a experiencia preenche de conhecimento resultante de factos vividos ”.

O empirismo é oposto ao racionalismo nega a existência de conhecimentos inatos.

3.2.Racionalismo:

É uma doutrina filosófica oposto ao empirismo que surgir na franca no sec: xviii representado pelo filosofo Rene Descartes fundador da filosofia moderna que busca na única ou origem de que conhecimento e a razão isto e aprior (ir em frente), Só através da razão e que se pode encontrar a existência seguro. Isso não significa que os racionais listas nega a existência do conhecimento empírico.

Esse conhecimento existe mais não pode ser considerado total verdadeiro porque não se conforma a necessidade racional.

No racionalismo encontramos: platonismo, platonismo augustiniano e platonismo inatismo.

3.3.Platonismo:

Para Platão as ideias são imitações ou sombras, do mundo da ideias, mundo purante inteligível construído por realidade abstractas e universais e a alma vai recordando/lembrando (reminiscência).

Segundo Platão a alma vivera no mundo das ideias (hipernoraneo) na altitude de conhecimento, ele diz que “ a alma foi incarnada no outro corpo e a matéria obscureceu todas as ideias as quais só pode ser despertadas no (supracessivel) “.

3.3.1.Platonismo Augustiniano:

Santo Agostinho parte da filosofia platónica explica a origem das ideias da seguinte maneira:

“ As ideias são expressas pela inteligência e é uma iluminação divina”.

3.3.2.Inatismo:

Descartes foram o expoente máxima do racionalismo.

Par Descartes existe vários tipos de ideias:

-Ideias advertidos (provem da experiencia);

-Ideias factícias (resultam das advertências);

-Ideias inatos (são aquelas que são naturais);

A própria inteligência prove da razão.

3.3.3.Intelectualismo ou Apriorismo:

Kant fala do intelectualismo o seu posicionamento em ralação ao problema da origem do conhecimento.

As principais correntes filosóficas do tempo de Kant foram: Racionalismo e Empirismo.

Mas para Kant o racionalismo defendia os princípios metafísicos.

Kant faz análise crítica dos (2) princípios operações da razão humana. Conhecimento, Vontade e Sentimento.

Esta análise deu origens (3) importantes críticas:

- A crítica da razão pura (conhecimento);

- A crítica da razão prática (vontade);

- A crítica do juízo (sentimento);

Segundo Kant a verdade do conhecimento só se chega através do juízo.

Kant destiguem (2) tipos de conhecimento:

Conhecimento Puro que provem da razão: conhecimento empírico provem da experiencia;

Conhecimento da razão pura Kant escreve “ todo conhecimento humano começa com experiencia” mas a experiencia não esgota todo o nosso conhecimento.

Portanto o conhecimento empírico e sempre subjectivo por isso não se pode confiar neste tipo de conhecimento.

Kant fala de (2) juízo: Juízo Sintético posterior

São juízos muito particulares que precisam de uma experiencia Partilhar;

 Juízo Sintético aprior

São juízo verdadeiro e universais precisam duma razão.

3.3.4.Construtivismo:

Construtivismo explica como a inteligência humana se desenvolve a partir das acções mutuais entre o indivíduo e o outro.

Esta corrente de pensamento prove da teoria epistemologia genética.

Jean Piaget, Lev Vysostrky

Estes acreditam que “ o homem não nasce inteligente mais também não e um simples receptor das influencias do meio , o homem constrói e organiza o próprio conhecimento”.

Correntes ontológicas não se separam todas as teorias. Estupifado (admirado), Geocentrismo (centro da terra).

 

Escrito por: Faruk Issufo

Imagem: Prezi.com

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