5.Formas de evitar a corrupção no dia-a-dia
Formas de evitar a corrupção no dia-a-dia
As principais maneiras de se evitar a corrupção no dia a dia são simples actos que o cidadão deve sempre ter em mente para jamais praticar. É necessário sempre ter consciência das suas atitudes. O fato de sempre tentar levar vantagem apenas intensifica ainda mais essas atitudes que tanto prejudicam a sociedade. Outra maneira de diminuir essas acções é a própria fiscalização do cidadão perante a sociedade. Não se omitir quando perceber que outro cidadão pratica um ato de corrupção, chamar a atenção e informar que trata-se de uma atitude errada e, em casos mais sérios, informar as autoridades.
A fiscalização do próprio cidadão no combate a essas atitudes é fundamental para diminuir a prática desses actos e somam a participação da sociedade na condução de uma boa gestão pública. Cada vez que o cidadão participa, de alguma forma, para prevenir a corrupção, ele fortalece a cidadania e se aproxima do Poder Público.
A boa prática e a boa conduta são reflexos de uma sociedade mais justa e mais participativa. O ponto chave para isso é o carácter educacional, pois, sem dúvida alguma, ameniza e previne a prática dessas acções de corrupção no dia a dia.
Assim, cabe a todo cidadão reflectir e buscar o melhor para a sociedade, exercendo a cidadania principalmente na luta contra o mal da corrupção.
Imagem: mpgo
Edição: Faruk Muando