Teoria de Conhecimento nona aula de filosofia 11ª classe.
1.Conhecimento:
É a apressão pela mente de alguma realidade.
1.1.Conhecimento
de Realidade:
É o termo que designa o que se constrói na nossa mente quando dissemos que
conhecemos ou sabemos.
Quando em filosofia se fala do conceito refere-se a ideia sobre alguma
coisa entendido como forma abstracta e o de alguma.
Portanto o conceito e a imagem a nossa mente retêm de um objecto conhecido.
1.2.Realidade:
A realidade é um elemento apreendido (captar) cujo a imagem na nossa mente
se chama de conceito.
Por isso o conceito representa a realidade do real na nossa mente de uma
forma abstracta.
A realidade é a que há ou seja
tudo aquilo que pode ser conhecido e representado por nos pode ser físico,
mental ou virtual.
1.3.Elementos de
Conhecimentos:
No acto de conhecimento estão envolvidos (2) elementos fundamentais sujeito
e objecto:
-Sujeito;
-Objecto;
Nesta relação o sujeito tem um papel de recolha de informações e saber a
cerca dos objectos.
1.4.Faculdades de
Conhecimentos:
A mente e a faculdade humana que permite o conhecimento e é através da
mente que o ser humano proporciona a realidade inteira e exterior e explica
racionalmente.
A sensação e a percepção são construídos pelo próprio ser humano na mente
ou seja o sujeito não e receptor passivo mais se um receptor activo.
1.5.Perspectiva da
Analise do Conhecimento:
1.Abordagem
Cientifica
2.Abordagem Filosófica
3.Na Abordagem Cientifica
encontramos:
- Perspectiva Filogenética;
-Ontogenetica e
-Sociológica de
Conhecimento.
1.6.A perspectiva Filogenética:
A palavra filogenética deriva do grego filogenese significa (origem do
tribo).
1.7.A Perspectiva Filogenética:
E então o estado da evolução de uma dada espécie neste caso o ( ser
humano).
1.8.A Perspectiva
Ontogenetica:
A palavra ontogenetica deriva do grego ( ontos ) significa (ser) e géneses
quer dizer (origem/principio).
1.9.Ontogenetica:
Estuda o conhecimento na perspectiva individual partindo da análise das
estruturas cognitivos (conhecimentos)
do ser humano desde o nascimento ate ao seu desenvolvimento.
Jean Piaget:
Demostra que “ a inteligência e anterior ao conhecimento” e que este
pensamento se desenvolve etapas e que são frutos de uma adaptação ao meio.
1.10.A Perspectiva
Sociológica:
A sociológica de conhecimento e a ciência que estuda a fenómeno do
conhecimento na perspectiva sociológica.
1.10.1.A Sociológica:
E uma ciência humana que estuda o modo de relacionamento dos indivíduos na
sociedade.
Karl Max:
Foi o primeiro a defender as ideias de conhecimento depende das circunstâncias
históricas, sociais e do sujeito.
Para ele conhecimento humano e condicionado pelo meio social que molda o
sujeito congnoscente.
1.10.2.Abordagem Filosófica:
Na análise fenomenológica (fenomenológico) no acto de conhecimento e indispensável
a presença de (2) elementos: o que
conhece e o que e conhecido.
Para a fenomenologia só existe fenómenos puros , ou seja não interessa a área
de conhecimento e como se conhece assim a fenomenologia existe alguém que conhece e algo que e conhecido.
Em suma a fenomenologia o conhecimento e
o acto pelo qual o sujeito aprende ou representa o objecto.
Portanto o sujeito não e sujeito de conhecimento fora do objecto do conhecido.
De igual modo um objecto não pode ser objecto
de conhecimento sem a presença de um sujeito que o conhece.
No acto de conhecimento o sujeito
sai de si, transcende a si mesmo e vai ao encontro do objecto.
O objecto por sua vez transcende a si mesmo e vai ao encontro de sujeito
(vice-versa), ou seja as suas propriedades ou característicos conhecidos por
atributo vão ao encontro do sujeito congnoscente (aquele que conhece).
O sujeito capta (aprende) as propriedades do objecto e volta a sua esfera (ao
seu meio, a sua casa) com imagem do objecto que retêm na sua mente.
Portanto o sujeito vive (3) momentos distintos no acto de conhecimento: sai fora de si, fica fora de si e volta
para se mesmo com as características do objecto.
Escrito por: Faruk Issufo
Imagem: Prezi.com
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