Pessoa Sexta aula de filosofia 11ª classe.
Pessoa
A noção de pessoa é expressão do mais elevado conceito que o homemtem de se
própio e nela se conjuga algumas notas constituivos;
1.Consciência:
É o conhecimento (scientia) que acompanha (um) as nossas vivências, a
consciência apreende (3) sentidos que são biológia, psicológia e moral;
Começa por conhecer o espirito e os seus fenóminos, depois, estruturar-os,
organizar-os num global, capaz de responder a situação existente;
Atráves da consciência que conhecemos toda a realidade humana e
extra-humana;
É um elemento essencial dos fenóminos psiquicos;
2.Odeio:
É uma outra forma de ralcionamento;
É a rejeição da subjectividade de outra e a sua
“apropriação”;
3.Sentimentos:
Caracteriza-se pela presença de adesões intelectuais ou
representativas (imagens, ideias, representações) e quase ausência de
repercussões fisiológicas;
3.1.Importância de
Sentimentos:
-Permite uma vida com sentimentos maus, forçasamente;
-Permite uma vida infeliz;
4.Emoções:
São aspectos psicofisicos intensas, ordinariamente
representativos e inprevistos, ligados a acontecimentos que alteram buscamente
o canções psicologicos normalmente fortes;
5.Paixões:
São estados afectivos, douradoras e polarizadores da via
psiquica da pessoa humana;
6.Humores:
São estados ou disposições de ânimo defesas, passageiras
ou persistentes, cem objectivos nem estimulo bem precisivos;
7.Responsabilidade:
A responsabilidade esta em (3) fundamentos:
a)Conhecimento;
b)Liberdade;
c)Intenção;
8.Merito:
É a aquisição de valor, em sequência do bem que se prática;
9.Virtude:
É um valor moral adquirida por esforço voluntário, e uma
força para fazer o bem e que esse adquire atráves de exercicios bons;
Procura compeender a razão defronta-se com não poucas nem
faceis interrogações;
9.1.Virtude em (4)
tipos:
a)A Prudência;
b)A Fortaleza;
c)A Temperatura;
d)A Justiça;
10.Senção:
É o prémio ou castigo infligido pelo comprimento ou
violação da lei;
11.Pobreza:
É a falta de um conjuto de recursos, que as pessoas,
familias ou categoricos abrangidos tendem estar excluidos das formas mais
simples das modas de vida, habitos e a actividades considerados normais nos
seus países;
Escrito por: Faruk Issufo
Imagem: Photofaro
Próxima Aula