Ads

Introdução ao estudo da Filosófia primeira aula 11ª classe.

1.Introdução ao estudo da Filosófia

Introdução ao estudo da Filosófia primeira aula 11 classe.


O que e filosofia?

O que estuda filosofia?

Exemplo: Medicina estuda as doenças;

Geografia estuda os lugares;

Historia – estuda os factos.

KARL JASPER: ele diz que a filosofia estar a caminho;

Pitágoras: é considerado pai da filosofia

Ele era chamado sábios porque aqueles que achavam que tinha muitos conhecimentos.

Que era sábio aquele que buscava conhecimento;

Philo: amar, amizade, gostar.

Sophia: sabedoria.

Significado: Portanto amor a sabedoria, há gosto pelo saber.

O filosofia é aquele que procura saber e não aquele que se considera sábio.

Filosofia: começa quando algo desperta a nossa atenção admiração, espanto, capta nossa atenção.

Exemplo: o que é isto? Porque é assim? Como poder? Porque deve assim?

“Nasce com perguntas e morre com respostas”.

A Filosofia procura compreender a totalidade real e não material.

Ela procura compreender ommnivesro (Cósmica)

2.Objectivo do Estudo da Filosofia:

Procura preocupar-se com tudo “universo” ou seja com toda realidade e que cerca o homem.

A filosofia é a primeira ciência a existe no mundo, vem matemática entre outras ciências.

Nascimento da Filosofia:

“ Tales de Mileto foi o primeiro filosofo ”

3.Definição da Filosofia Segundo Cada Filosofo e sua época:

Aristóteles: diz que a filosofia estuda as causas últimas de todas as coisas (época clássica);

Cícero: diz que a filosofia estuda causas humanas e causas divinas (italiano);

Descartes/Descater: diz que a filosofia estuda a raciocinar bem ( francês);

Hegel: diz que a filosofia é um saber absoluto;

Sócrates: diz que a filosofia é dizer simplesmente “ sei de nada sei”.

Karl Max: diz que a filosofia é uma prática transformação social e é transformação politica (alemão);

White Head: diz que a filosofia tem um papel de fornecer uma explicação do universo (Inglaterra);

Platão: diz a filosofia como saber verdadeira e deve ser usado para benefícios dos seres humanos;

Espinosa: diz que a filosofia é um caminho difícil que pode ser percorrido por todos.

Severino Ngoenha: diz que a filosofia ajuda a resolver os problemas da humanidade e é instrumento de emancipação (moçambicano);

Anyanw: diz a filosofia tem uma missão de explicar o implícito, tomar a consciências da inconsciência (nigeriano);

Immanuel Kant: diz que não pode ensinar a filosofia, mais sim pode ensinar a filosofar;

Outra: diz a filosofia é a ciência que estuda o número e fenómeno;

São Tomas de Aquino: diz que a filosofia é a ciência que estuda o ente enquanto ente;

Diltey: diz que a filosofia é a ciência que estuda a doutrina sobre a vida;

Paulin Hountondji: diz a filosofia é a disciplina cientifica teórica e individual (Benim);

Augusto Comte: diz que a filosofia é a ciência que estuda o facto científico;

Bergson: diz que a filosofia é a ciência que estuda o dado imediato da consciência.

4.Nascimento da Filosofia

Filosofos naturalistas ( Pré-Socrates)

5.Os primeiros filosofos:

-Anaximandro: o elemento premovial é arche-aperon que significa algo cem limites, inacabado, indeterminado.

-Anaxímenes: o elemento premovial é bruna ou ar.

-Heraclito: o elemento premovial é estar em constante aquecimento (fogo);

-Parménides: ele é considerado pai da ontologia (ciência do ser);

Outra: diz que o ser é, e não pode ser, e não ser não é, e não pode ser;

Todo aquele que pensa e diz é pensar nada é não pensar.

O ser é pensável e o não ser é impensável.

6.Os Sofistas

Os sofistas forma pensadores ou mentores e tinham uma arte de bem falar e argumentavam com lógica mais com conclusões inaceitáveis.

Protágoras: o homem é a medida de todas as coisas.

6.1.As perpectivas humanas:

-Relativismo;

-Cepticismo;

1.Relativismo: defende que não a verdade absoluta e universal mais uma diversidade de opiniões;

2.Cepticismo: defende que a verdade absoluta não é possível conhecer.

Gorgia: defende que nada existe e que mesmo se existissem não poderia ser conhecido.

7.Resumo

Os sofistas estiveram empenhados na prática de educação de jovens de Atenas (Grécia) privilegiando a transmissão de um saber em citopedico e a formação do espírito nos diversos campo de saber defendendo e ensinando o uso da palavra como um instrumento de persuasão e meio de convencer e arrastar as massas (as pessoas).

 

Escrito por: Faruk Issufo

Estudante Universitário

Proxima Aula

Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.