Epistemologia Contemporâneo ( Continuismo e Descontinuismo ) décima quarta aula de filosofia 11ª classe.
Epistemologia Contemporâneo ( Continuismo e Descontinuismo )
1.Continuismo:
Defende que a ciência evolui de forma linear e acumulativa;
a)Forma Linear:
Porque evolui sempre, na mesma direcção em que os conhecimentos já mais
postos em causa;
b)Forma
Acumulativa:
Porque os novos conhecimentos juntam os anteriores como se tratasse de um celeiro.
A ciência obedece um processo evolutivo cujas descobertas se interligam ou
seja a lição entre uma descoberta recente e anterior.
Aprende a ciência de forma gradual começando com coisas mais simples evoluindo
para o conhecimento mais complexo criando uma imagem de um conhecimento linear.
Duhem historiador e
filósofo da ciência não nega que a ciência seja construída de formas
continuista porem reconhece que ao longo do processo houve erros e corações dos
mesmos.
Defende que as descobertas cientificam de uma época se busca em investigações
e debates de épocas procedentes em que os erros registados são ensinados e
corrigidos numa autêntica continuidade havendo uma ligação entre uma época e a
outra.
2.Discontinuismo:
Alguns filósofos da ciência contemporânea por exemplo: Bachelard, Thomas Khum, Karl Popper, Koye defende que o
desenvolvimento da ciência conhece momentos de descontinuidade ou seja rapturas
que separa de forma clara uma fase da outra.
3.Paradigma:
É um estudo científico com objectivo de tratar problemas que estão
relacionados com crenças e o conhecimento, na natureza e limitações.
É uma ciência da epistemologia no conhecimento difere um exemplo; típico;
É um pressuposto filosófica da matriz ou uma teoria de conhecimento que
origina com estudo de um campo científico;
4.Ciência Normal:
É um momento em que a comunidade científica desenvolve com sucesso as suas
pesquisas mediante o paradigma em vigor.
Escrito por: Faruk Issufo
Imagem: Slidesharet.net
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